Embora muitos peregrinos optem por iniciar a caminhada pela Via di Francesco, ou o chamado Caminho de Assis ou Caminho de São Francisco) diretamente no Santuário La Verna, na região de Arezzo, eu comecei 100 quilômetros antes, em Florença.
Existem dois percursos diferentes da Via di Francesco na Toscana. Eu realizei os dois, um em 2022 e o outro em 2023. Neste post, falo a respeito de um deles, que fiz em 2022, quando completei os cerca de 550 km entre Florença e Roma.
O percurso é composto de seis etapas no trecho que é conhecido como Via di Francesco na Toscana ou I Cammini di Francesco nel Casentino (Os caminhos de São Francisco no Casentino). Assista ao meu depoimento no vídeo abaixo e, em seguida, veja a lista com a quilometragem e cidades de cada etapa.
Ao mesmo tempo em que foram os percursos mais curtos de todo o caminho, considerando a média, foram também os mais desgastantes para mim, pois meu corpo ainda não estava acostumado.
Resumo da Via di Francesco na Toscana pelo Casentino:

Etapa 1 – Dia 5 de set. de 22 – Florença a Pontassieve 19 km
Etapa 2 – Dia 6 de set. de 22 – Pontassieve a Consuma 18 km
Etapa 3 – Dia 7 de set. de 22 – Consuma a Stia – 18 km
Etapa 4 – Dia 8 de set de 22 – Stia a Vila de Camaldoli – 17 km
Etapa 5 – Dia 9 de set. de 22 – Camaldoli a Badia Prataglia – 8,5 km
Etapa 6 – Dia Badia Prataglia a La Verna 17,5 km
Total das primeiras 6 etapas – 98 km
Nas próximas postagens contarei as oito etapas do próximo trecho, o mais percorrido, que fica entre o Santuário de La Verna e a cidade de Assis.
Quer ajuda para fazer sua peregrinação?
Se você quer fazer a peregrinação do Caminho de São Francisco e não sabe como se planejar, ofereço consultorias com dicas e recomendações de como preparar o roteiro, onde ficar e como se organizar para a caminhada na Itália. Entre em contato comigo pelo e-mail caminhodesaofrancisco@gmail.com ou pelo Inbox do Instagram @caminhodesaofrancisco.
Siga-me nas redes sociais
Quer saber mais sobre o Caminho de São Francisco de Assis? Assis aos meu vídeos no canal do YouTube @CaminhodeSaoFrancisco e no Instagram @caminhodesaofrancisco.

Gabriela, antes de mais nada, meus PARABÉNS por sua peregrinação e pelo blog maravilhoso.
Gostaria de lhe perguntar se encontrou “bicigrinos” (peregrinos em bici). Eu estou muito a fim de fazer. As trilhas são possíveis de pedalar ou apenas para caminhantes? Eu ja fiz o Caminho de Santiago.
LikeLike
Olá! Obrigada pelo comentário. Sim, é possível fazer de bicicleta e vi muitos peregrinos fazendo. Alguma rotas de bike são diferentes, mas estão todas listadas no site da Via di Francesco. Você pode inclusive baixar as rotas.
LikeLike