Por que fazer uma peregrinação nos inspira a ter uma vida simples

Fazer uma peregrinação como o Caminho de São Francisco de Assis pode nos levar a buscar uma vida mais simples, e isso não está necessariamente relacionado somente com a mensagem do santo que, como sabemos, foi um exemplo de simplicidade. 

Fazer uma peregrinação como o Caminho de São Francisco de Assis pode nos levar a buscar uma vida mais simples

Falo sobre aprender a dar valor ao que realmente importa pela própria experiência do caminho, e nos desfazer de apegos e hábitos que somente deixam a nossa vida mais pesada e complicada.

Quando tudo o que temos a fazer no dia é se levantar e caminhar, os demais problemas e preocupações ficam em segundo plano, e podem até desaparecer, porque o que realmente importa naquele momento é estar ali, naquela jornada. 

Pessoas que fazem grandes peregrinações costumam voltar delas com a sensação de que podem viver com bem menos do que antes, e isso não inclui somente bens materiais, mas também preocupações e pensamentos desnecessários.

Elas se dão conta de que carregavam muito pouco durante a caminhada. Tudo o que tinham era uma mochila com pertences essenciais, e isso foi o necessário para estarem vivas. 

Se forem atentas, também perceberão que possuem padrões mentais de pensamentos que se repetem e, muitas vezes, não são mais úteis: remorsos de acontecimentos passados, medos com relação ao futuro. 

A peregrinação pode revelar muito sobre nós mesmos ao analisarmos tudo o que pensamos enquanto caminhamos. Às vezes, estamos ali na caminhada, mas pensando em algo que aconteceu há muito tempo e nos perturba. Por que carregamos isso conosco?

O desafio quando voltamos, porém, é se atentar para não esquecer de tudo aquilo que percebemos quando estávamos no caminho.

Não é uma tarefa simples. O mais fácil é voltar a viver exatamente do mesmo jeito que antes, esquecendo da percepção que tivemos enquanto estávamos no caminho. 

As peregrinações nos ensinam a enxergar a vida em si como um longo caminhar. Precisamos estar atentos ao que realmente importa a todo instante e tentar esvaziar as malas de nossas vidas para que fiquem mais leves, assim como durante a peregrinação

Quer ajuda para fazer sua peregrinação?

Se você quer fazer a peregrinação do Caminho de São Francisco e não sabe como se planejar, ofereço consultorias com dicas e recomendações de como preparar o roteiro, onde ficar e como se organizar para a caminhada na Itália. Entre em contato comigo pelo e-mail caminhodesaofrancisco@gmail.com ou pelo Inbox do Instagram @caminhodesaofrancisco.

Siga-me nas redes sociais

Quer saber mais sobre o Caminho de São Francisco de Assis? Assis aos meu vídeos no canal do YouTube @CaminhodeSaoFrancisco e no Instagram @caminhodesaofrancisco.

Leave a comment