
O Caminho de São Francisco, em italiano Via di Francesco ou Cammino di Assisi, é uma rota de peregrinação na Itália que percorre lugares por onde o santo viveu, passou e pregou — ou, ainda, que tenham alguma igreja, mosteiro ou santuário franciscano erguido em sua homenagem.
As trilhas atravessam montanhas, vales e campos italianos pelas regiões da Toscana, Emilia Romagna, Umbria e Lazio.
Há várias rotas possíveis, mas as principais cidades de partida e chegada são Assis e Roma, além do Santuário de La Verna, localizado na comuna de Arezzo. Uma quarta localidade bastante inserida nos roteiros dos peregrinos é a cidade de Florença.
As trilhas passam por belíssimos vilarejos, burgos, comunas e cidades italianas. A grande maioria sedia igrejas, basílicas, duomos, mosteiros e eremitérios franciscanos — ou serve de interligação para algum deles —, além da própria cidade de Assis e arredores, cuja visita promove uma verdadeira imersão na história de São Francisco de Assis.
Caminhada espiritual
Apesar de a peregrinação ter como pano de fundo um caráter religioso do catolicismo, a Via di Francesco está longe de ser realizada apenas por fiéis católicos, freiras ou frades franciscanos.
É, na verdade, uma caminhada mística e espiritual pelas terras da figura iluminada de São Francisco de Assis, um ser que enxergava o divino nas belezas da natureza, protegia os animais e se entregou a uma vida simples e meditativa.
Seu exemplo de vida o faz ser amado e admirado não somente por devotos católicos, mas também por fiéis de outras tradições religiosas, ecumênicos, ateus e espiritualistas ao longo do globo.
A energia de São Francisco toca os corações dos seres num lugar de pureza e amor pela natureza, uma vez que ele mesmo enxergava nela a mais bela e genuína prova da grandeza do amor de Deus para os seres humanos.
Para além da esfera espiritual, como grande parte da peregrinação é realizada em meio a parques nacionais italianos, as trilhas também são percorridas por esportistas e aventureiros de trekking cujo foco principal é a contemplação e o contato com a natureza.
Seja qual for o objetivo do peregrino, inevitavelmente ele encontrará com a atmosfera de contentamento e agradecimento pela beleza da vida ao longo do Caminho de São Francisco
Detalhes das rotas
O Caminho de São Francisco não possui uma única rota possível de ser feita. A maior extensão, contudo, vai de Florença até Roma — ou vice-versa —, totalizando cerca de 550 quilômetros.
Essa rota pode ser percorrida em aproximadamente 28 a 30 dias, podendo levar um pouco mais ou menos do que isso, a depender do preparo e ritmo de cada peregrino. Partindo de Florença, na Toscana, o percurso passa pelo Santuário de La Verna, em Arezzo, pela Cidade de Assis, na Úmbria, até chegar a Roma, já na região do Lazio. Muitos peregrinos optam por fazer o contrário, partem de Roma e sobem até Assis e, depois, vão para La Verna e para Florença.
Para quem não desejar fazer a rota toda de uma única vez, é possível percorrer apenas alguns trechos, como ir de Florença a La Verna, de La Verna a Assis ou de Assis a Roma — e vice-versa.
Partindo de Florença, existem duas principais rotas de peregrinação que chegam ao Santuário de La Verna. A mais percorrida está situada ao norte da Toscana e passa por trilhas, comunas e vilarejos dentro do Parque Nacional da Floresta do Casentino. São 100 quilômetros em seis etapas. A outra, chamada de Via Ghibellina, segue por trilhas ao sul. Ela tem aproximadamente 90 quilômetros de extensão e pode ser realizada em 6 dias.
Para quem não quiser sair de Florença, há ainda trechos que ligam as comunas de Rimini e Dovadola, na Emilia Romagna, ao Santuário de La Verna. De Rimini a La Verna são 5 etapas que totalizam 110 quilômetros. O que parte de Dovadola possui 6 etapas e também tem 110 quilômetros.
A partir de La Verna, o peregrino pode optar por seguir até Asis ou até Roma. De La Verna a Assis (cerca de 190 quilômetros) ou de Assis a Roma (cerca de 260 quilômetros).
Quer ajuda para fazer sua peregrinação?
Se você quer fazer a peregrinação do Caminho de São Francisco e não sabe como se planejar, ofereço consultorias com dicas e recomendações de como preparar o roteiro, onde ficar e como se organizar para a caminhada na Itália. Entre em contato comigo pelo e-mail caminhodesaofrancisco@gmail.com ou pelo Inbox do Instagram @caminhodesaofrancisco.
Siga-me nas redes sociais
Quer saber mais sobre o Caminho de São Francisco de Assis? Assis aos meu vídeos no canal do YouTube @CaminhodeSaoFrancisco e no Instagram @caminhodesaofrancisco.
