Dia 30 – 04 de out 2022 – Monte Sacro a Roma – 15 km

Cheguei a Roma no dia de São Francisco, 4 de outubro de 2022, e juro por tudo que é mais sagrado que não foi planejado. Foi uma grande sincronicidade da vida, o que até hoje me surpreende. Datas de voos mais barato e mudanças de planos pelo caminho fizeram a mágica acontecer. 

Eu me sentia imensamente realizada por chegar numa data tão especial. Parecia que São Francisco tinha me dado um presente, mas ainda faltavam 15 quilômetros a serem concluídos até a Basílica de São Pedro e justo, naquele trigésimo e último dia de peregrinação, adoeci. 

Após aguentar firme durante todo o caminho, meu corpo concluiu que já tinha vencido a batalha e resolveu relaxar. Acordei derrubada, com a garganta fechada e mal estar no corpo inteiro.

Antes de começar a caminhar, ainda fui até a casa onde eu me hospedaria por mais dois dias em Roma para deixar o peso da mala (eu não precisava sofrer desnecessariamente nesse dia). Ao sair, notei que estava a 8 km do início da trilha oficial rumo à Basílica e não hesitei em alugar uma bicicleta pra me deixar no ponto exato. Só então, comecei a caminhar.

Esgotada, foi o dia em que caminhei mais devagar de todos. Estava muito calor e os arredores da Basílica estavam repletos de turistas e senti o contraste dos dias calmos da peregrinação. 

Por dentro, era como se eu tivesse passado por um grande portal, mas eu estava ansiosa demais e não me conectei tanto como gostaria com a simbologia da chegada. Lembro que isso me deixou frustrada naquele dia. Mal sabia eu que a peregrinação estava concluída fisicamente, mas seguiria acontecendo dentro de mim para sempre.

Hoje, quase dois anos depois de ter concluído a saga, já retornei duas vezes pra Itália. Em 2023 fiz alguns trechos diferentes da Via di Francesco na Toscana e no Lazio. 

Agora, escrevo estas palavras prestes a realizar mais um trecho, na Emilia Romagna. Logo em seguida, farei o caminho francês de Santiago de Compostela. 

Era apenas o fim do começo.

Quer ajuda para fazer sua peregrinação?

Se você quer fazer a peregrinação do Caminho de São Francisco e não sabe como se planejar, ofereço consultorias com dicas e recomendações de como preparar o roteiro, onde ficar e como se organizar para a caminhada na Itália. Entre em contato comigo pelo e-mail caminhodesaofrancisco@gmail.com ou pelo Inbox do Instagram @caminhodesaofrancisco.

Siga-me nas redes sociais

Quer saber mais sobre o Caminho de São Francisco de Assis? Assis aos meu vídeos no canal do YouTube @CaminhodeSaoFrancisco e no Instagram @caminhodesaofrancisco.

Leave a comment