Dia 29 – 03 out 2022 – Monterotondo a Monte Sacro – 19 km

Enfim, eu estava chegando ao fim. Estava. Era o penúltimo dia e agora, sim, me bateu uma saudade imensa da caminhada.

Conforme deixei Monterotondo rumo a Monte Sacro, já em Roma, fui me despedindo da paisagem rural que me acompanhava há 29 dias. Naquela tarde chegaria à cidade e o caminho do dia seguinte, o último, seria dentro de Roma, até a Basílica de São Pedro.

Então, eu não veria mais as montanhas? Não teria mais os sobe-e-desces das trilhas, as refeições improvisadas de biscoitos de arroz, lentilhas enlatadas e legumes no meio do mato? Não usaria mais as mesmas roupas diariamente? Não seria mais peregrina, pulando de cidadezinha em cidadezinha a cada dia? Eu sentia saudades até do fazer e desfazer diário da minha mochila, que eu montava e desmontava todas as manhãs e noites do mesmo jeito.

Mas peregrinar é justamente sobre isso: aprender a deixar ir tudo o que nos acontece, porque somos eternos caminhantes na existência de qualquer modo. Talvez aceitar que tudo passa seja o principal aprendizado da vida, como já nos ensinou Buda: “Nada é fixo nem permanente”. Fazer uma peregrinação é, sem dúvida, uma bela maneira de assimilar isso.

Mas eu ainda tinha mais dois dias. Neste penúltimo, até café da manhã vegano da anfitriã do B&B onde me hospedei eu ganhei, o primeiro de todo o percurso, vejam só!

Fui me despedindo da paisagem, das montanhas, do cheiro de mato específico (porque o mato tem um cheiro em cada lugar), da Gabriela que já não era mais a mesma. Cheguei a Monte Sacro um pouco impactada com o cheiro e calor do asfalto. Enfim, a cidade grande, mas ainda tinha o último dia.

Quer ajuda para fazer sua peregrinação?

Se você quer fazer a peregrinação do Caminho de São Francisco e não sabe como se planejar, ofereço consultorias com dicas e recomendações de como preparar o roteiro, onde ficar e como se organizar para a caminhada na Itália. Entre em contato comigo pelo e-mail caminhodesaofrancisco@gmail.com ou pelo Inbox do Instagram @caminhodesaofrancisco.

Siga-me nas redes sociais

Quer saber mais sobre o Caminho de São Francisco de Assis? Assis aos meu vídeos no canal do YouTube @CaminhodeSaoFrancisco e no Instagram @caminhodesaofrancisco.

Leave a comment