Dia 23 – 27 set 2022 – Arrone a Piediluco – 15 km

E lá estava ela: a água! 

Por mais que estivesse amando caminhar em meio às montanhas há mais de três semanas, eu sentia imensa falta da água. Amo as árvores, a terra, o vento, o sol, mas nada me abre um sorriso com tanta naturalidade quanto o mar, rios e cachoeiras. 

Um astrólogo uma vez me disse que não tenho nenhum elemento de água no meu mapa astral, e é por causa disso que ela me faz tão bem. Faz sentido. 

O percurso deste dia passava pela Cascata delle Marmore, uma cachoeira artificial com 165 metros de altura, uma das mais altas da Europa. 

Durante a trilha, desinformada, cometi um grande equívoco. Havia uma bifurcação no meio do caminho e subi pelo lado que me levou até o topo da queda. Para vê-la lá de baixo, precisei descer tudo novamente por dentro do parque e, depois, subir mais uma vez para retornar à trilha. 

Sorte que àquela altura do campeonato minhas pernas já estavam acostumadas a caminhar bastante e conseguir fazer a saga com certa facilidade e rapidez. 

Após um almoço improvisado com biscoitos de arroz, lentilha enlatada, berinjela e frutas, segui pelo caminho que margeava um lindo rio. 

Caminhei fluida como a correnteza naquela tarde ensolarada e logo cheguei a Piediluco, uma pequena comuna às margens de um imenso lago. Lá, fui muito bem recebida num quartinho para peregrinos dentro da paróquia da cidade. Havia dois quartos repleto de beliches para peregrinos, mas só a minha cama estava ocupada.

Já esfriava no fim da tarde quando sentei na beira do lago para assistir ao sol se pôr atrás da montanha na outra margem, espetáculo único em todo o percurso.

Quer ajuda para fazer sua peregrinação?

Se você quer fazer a peregrinação do Caminho de São Francisco e não sabe como se planejar, ofereço consultorias com dicas e recomendações de como preparar o roteiro, onde ficar e como se organizar para a caminhada na Itália. Entre em contato comigo pelo e-mail caminhodesaofrancisco@gmail.com ou pelo Inbox do Instagram @caminhodesaofrancisco.

Siga-me nas redes sociais

Quer saber mais sobre o Caminho de São Francisco de Assis? Assis aos meu vídeos no canal do YouTube @CaminhodeSaoFrancisco e no Instagram @caminhodesaofrancisco.

Leave a comment