Dia 18 – 22 set 2022 – Assis a Spello – 18 km

Na saída de Assis, uma das trilhas da Via di Francesco é pelo Monte Subásio, uma montanha de aproximadamente 1,3 mil metros de altitude em cujo topo é possível avistar as principais cidades italianas do entorno.

A subida é bastante desafiadora, sobretudo no começo, mas a vista lá de cima é simplesmente incrível e recompensadora.

Estive lá em 2022 pela trilha oficial da Via di Francesco e me encantei tanto que retornei em 2023, quando “escapei” da rota e fui até o cume. 

Naquela primeira vez, em 2022, fiquei completamente maravilhada. As trilhas anteriores eram todas em matas mais fechadas e fiquei surpresa quando, daquela vez, entendi que a experiência seria outra. 

Grande parte daquele trecho percorre a vasta extensão do Monte Subásio, que é aberto, o que faz a gente caminhar sentindo o vento e o sol na cara o tempo todo.  

Fiz todo o trajeto praticamente sozinha, mas tive a grande sorte de topar com duas peregrinas alemãs que descansavam numa pedra quando cheguei na parte mais alta da trilha. Pedi para elas fazerem uma foto de mim e ali parei para meu lanchinho do almoço, contemplando a imensidão do céu e da vista.

Após descermos para o outro lado da montanha, o restante da trilha é em meio a árvores numa área de poucos desníveis. Ao chegar em Spello, desci aproximadamente um quilômetro afastado do centro histórico da cidade para dormir no convento Piccolo San Damiano. 

Lá, além de encontrar com uma freira que já morou em São Paulo e fala português, sabendo que sou vegana, fui calorosamente alimentada com macarrão ao sugo e porpetas de feijão. Nada melhor para terminar um dia tão maravilhoso.

Leave a comment