Dia 6 – 10 set 2022 – Badia Prataglia a La Verna – 17,5 km

Acordei ansiosa pois sabia que, naquela tarde, chegaria ao Santuário de La Verna, uma montanha de aproximadamente 1.200 metros de altitude onde São Francisco se retirava para meditar. Lá também foi onde ele recebeu as chagas de Cristo. 

As imagens do local eram lindas. O santuário foi construído no topo do Monte Alverne, em meio a uma paisagem repleta de vales e montanhas em Arezzo, na Toscana.

Já era meu sexto dia de caminhada e a permanência por tanto tempo na natureza começou a causar grande impacto em mim. Minha rotina era caminhar por horas sozinha em meio às árvores, aos pássaros, à natureza, respirando o ar puro, sentindo o vento e o cheiro das plantas, da terra, do verde. Às vezes, me sentia como parte integrante daquilo tudo. 

A trilha continha duas etapas, a primeira até uma cidadezinha no meio do caminho, e a segunda que incluía um trecho pela rodovia seguida da subida pela montanha, 

O trecho íngreme até o santuário foi um dos mais belos de todo o percurso. A vegetação estava bastante úmida, repleta de pedras cobertas por musgos que me faziam sentir em um cenário de filme. Olhava para cima e via aquelas árvores altas apontando para o céu, com os raios do sol entrando pelas frestas dos galhos.

Ao final da trilha, já perto do topo, é possível avistar a muralha de pedras ao pé do santuário. Foi um momento de êxtase do percurso. Eu mal podia acreditar que, finalmente, estava chegando no primeiro grande ponto da peregrinação.

Minha expectativa era tamanha que reservei duas noites para ficar lá. Pela primeira vez em quase uma semana, no dia seguinte não caminharia, mas permaneceria no santuário para respirar um pouco do ar puro e do espírito franciscano. 

Foi a melhor decisão que tomei. O cenário lá de cima é deslumbrante e é possível ver o sol se por pelas montanhas. Chegando lá, consegui entender o motivo pelo qual São Francisco o escolheu para seu refúgio meditativo. Ele dizia que a beleza da natureza é uma maneira de Deus mostrar seu amor por nós.

Quer ajuda para fazer sua peregrinação?

Se você quer fazer a peregrinação do Caminho de São Francisco e não sabe como se planejar, ofereço consultorias com dicas e recomendações de como preparar o roteiro, onde ficar e como se organizar para a caminhada na Itália. Entre em contato comigo pelo e-mail caminhodesaofrancisco@gmail.com ou pelo Inbox do Instagram @caminhodesaofrancisco.

Siga-me nas redes sociais

Quer saber mais sobre o Caminho de São Francisco de Assis? Assis aos meu vídeos no canal do YouTube @CaminhodeSaoFrancisco e no Instagram @caminhodesaofrancisco.

Leave a comment