No sétimo dia da peregrinação pela Via di Francesco que fiz em setembro de 2022, não caminhei. Resolvi descansar, e fiz isso no lugar que, para mim, é o mais abençoado de todo o Caminho.
Eu já tinha me programado ainda no Brasil a ficar um dia inteiro no Santuário La Verna para conhecer o local com calma.
Ele foi construído no topo da montanha onde São Francisco se refugiava para meditar. Lá ele ficava cerca de quarenta dias recluso e em silêncio, muitas vezes jejuando por vários dias, para se conectar melhor com Deus.
É um lugar extremamente calmo. Fica no alto do Monte Alverne, que tem cerca de 1,2 mil metros de altura, com uma vista magnífica. De lá é possível avistar o pôr do sol entre os vales e montanhas da região de Arezzo, na Toscana.
Naquele dia, tive a sorte de acompanhar o tour pelo Santuário que um frade franciscano fez com um grupo de americanos. Entrei como penetra mesmo, e foi a melhor decisão que poderia ter feito.
O frade narrou várias passagens da vida de São Francisco nos principais espaços do santuário. Levou a gente para um cantinho fechado ao público, que é onde o santo recebeu as Chagas de Cristo.
Ele disse uma das coisas mais simbólicas, ao menos para mim, que já ouvi sobre São Francisco: que ele evitava ficar em contato com muitas pessoas quando queria se conectar com Deus. Que para dar todo o amor que tinha, precisava se recarregar, meditar. Só assim ele podia oferecer tanto às pessoas.
O fotógrafo do grupo ouviu quando eu disse ao frade que era brasileira e veio conversar comigo, pois sabia falar português. Nessa hora descobri que os turistas eram guiados por Sandi Brown, autor do livro que eu usava como guia para fazer a peregrinação. Fiquei em êxtase.
Pedi para ele me apresentar ao autor, fiz foto, conversei e só não tive meu livro autografado porque estava lendo no Kindle. Mal sabia eu que veria Sandy Brown em muitros outros dias do percurso quase até chegar a Roma. Foi, realmente, um dia abençoado.
Quer ajuda para fazer sua peregrinação?
Se você quer fazer a peregrinação do Caminho de São Francisco e não sabe como se planejar, ofereço consultorias com dicas e recomendações de como preparar o roteiro, onde ficar e como se organizar para a caminhada na Itália. Entre em contato comigo pelo e-mail caminhodesaofrancisco@gmail.com ou pelo Inbox do Instagram @caminhodesaofrancisco.
Siga-me nas redes sociais
Quer saber mais sobre o Caminho de São Francisco de Assis? Assis aos meu vídeos no canal do YouTube @CaminhodeSaoFrancisco e no Instagram @caminhodesaofrancisco.
