Sabia que a Oração de São Francisco não foi escrita por ele?

Fiquei completamente surpresa quando, em meio às minhas leituras, descobri que a famosa “Oração de São Francisco” na verdade não foi escrita por ele!

A tão bela e disseminada prece é, na verdade, de autoria desconhecida. Foi atribuída a ele por estar fortemente relacionada aos ideais pregados pelo santo. Na Itália ela é conhecida como Preghiera Simplice (Oração Simples).

Oração de São Francisco de Assis

A primeira vez que soube da informação foi ao ler a biografia Francisco, escrita pelo jornalista brasileiro Guilherme Samora. Posteriormente, durante a primeira vez que fiz a peregrinação do santo na Itália, em 2022, um padre me explicou que, no passado, quando uma sabedoria era atribuída a um mestre por um de seus discípulos, mesmo que não escrita originalmente por ele, era tida como de sua própria autoria. Claro que, para isso, o conteúdo precisava ser coerente com os ensinamentos do santo ou sábio em questão.

A oração foi publicada pela primeira vez na França, em dezembro de 1912, na revista eclesiástica La Clochette, do Padre Esther Bouquerel. O texto era em francês, anônimo, e se intitulava “Belle prière à faire pendente la messe” (Linda oração para se fazer durante a missa, em tradução livre). Na Itália, a oração apareceu pela primeira vez no jornal L’Osservatore Romano, em 20 de janeiro de 1916. Essas informações são de tanto Samora quanto da página da Wikipédia em italiano sobre a oração.

De tão linda e coerente com os ensinamentos do santo, foi amplamente disseminada como de sua autoria. Encontrei, inclusive, pequenos postais com a atribuição na própria Basílica de São Francisco de Assis. Então, não se frustre. A atribuição está oficializada por todos os fiéis, “irmãos franciscanos” e seguidores de São Francisco. Sem dúvida, ele concordaria com ela!

Quer saber mais sobre o Caminho de São Francisco de Assis? Siga-me nas redes sociais


Quer saber mais sobre o Caminho de São Francisco de Assis? Assista aos meu vídeos no canal do YouTube @CaminhodeSaoFrancisco e no Instagram @caminhodesaofrancisco.

Leave a comment