O símbolo do TAU nas marcações da peregrinação de São Francisco

Durante a peregrinação de São Francisco, encontramos o símbolo do TAU, cuja grafia é a mesma da letra “T”, em marcações, placas, pedras e direções a seguir.

A letra é o principal símbolo franciscano. São Francisco nutria grande veneração e carinho por esse sinal. O santo o utilizava para assinar cartas, desenhava-o em paredes de lugares por onde passava e adotou seu formato como molde do hábito vestido por ele e seus companheiros (ver foto 2 abaixo, de um hábito do santo exposto na Basílica de Assis).

Mas por que o TAU é um símbolo franciscano?

Ele é a última letra do alfabeto hebraico e a décima nona do alfabeto grego. A letra carrega valor simbólico desde o Antigo Testamento por indicar a salvação e o amor de Deus aos homens. Era considerado pelos hebreus uma profecia do cumprimento do último dia. É mencionada no livro do profeta Ezequias, quando Deus manda seu anjo imprimir na testa dos servos de Deus esse signo de salvação: 

“O Senhor disse: passa em meio à cidade, em meio a Jerusalém e marca um Tau na fronte dos homens que suspiram e choram.” (Ez 9,4)

Os cristão adotaram o TAU porque a sua forma recordava a de uma cruz, na qual Jesus morreu para a salvação dos homens. Assim, quem fosse marcado com esse sinal obteria a salvação.

Para São Francisco, o TAU era um símbolo concreto de predestinação porque recordava a vitória de Cristo perante o mal. 

O TAU era símbolo caríssimo a Francisco também porque revelava a certeza absoluta que somente na cruz de Cristo se realizava a salvação sua e de todos os homens. 

Atualmente, os franciscanos utilizam um TAU de madeira pendurado no pescoço em um cordão com três nós. A madeira é adotada por ser um material tão simples quanto a vida do Santo de Assis. Os três nós representam os votos franciscanos de obediência, pobreza e castidade.

Leave a comment